Cursos do SENAR ministrados na Reserva ChakraGrisu em 2010


Cursos do SENAR ministrados na Reserva ChakraGrisu em 2010

O SENAR  – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Distrito Federal, realizou parceria com a Reserva ChakraGrisu, havendo cessão de infra-estrutura de salões de exposição, cozinha industrial-laboratorial e áreas de cultivo com minhocário (compostagem para húmus), horta com plantio de hortaliças e cultivares medicinais irrigada.

Em junho foi realizado um curso de Gestão Rural, envolvendo proprietários rurais (na região de águas emendadas, incluindo assentamentos rurais do Vale Verde, Morumbi, Bom sucesso, Monjolo, Palmeiras,  entre outros), e também caseiros e seus familiares (esposas e filhos), com vistas ao treinamento para questões relativas a eficiente administração rural. O curso foi conduzido pelo professor Aldair Marques Carvalho.

No mês de outubro foram realizados dois cursos, inicialmente o Curso de Cultivo de Plantas Medicinais e em seguida o de Beneficiamento Primário de Cultivares Medicinais, ambos conduzidos pelo Prof. Baby e direcionado para proprietários,  trabalhadores, mulheres e jovens da área rural, objetivando máximo aproveitamento de potenciais agrícolas e alternativa sustentável para o provimento de produtos fitoterápicos, com geração de conhecimento amplo sobre nosologias, modo de produção e formas de beneficiamento para uso familiar ou comercialização local.


A Chácara Recanto dos Pássaros, de Vitória  Régia Martins, líder comunitária que exerce a presidência do Instituto de Gestão Socioambiental de Águas Emendadas, sediou a parte teórica e a prática foi concluída na Reserva ChakraGrisu.

Esperamos que a parceria se expanda no próximo ano. Agradecemos a todos os envolvidos desejando um Natal de luz e um 2011 harmonioso!

Veja as fotos nos links abaixo:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog